Visita Pastoral de Dom Cícero à Paróquia

A visita pastoral de Dom Cícero à Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto foi, por sinal, um tanto de surpresa, dado o pedido do Bispo para estarmos juntos por alguns dias, aproveitando ele da oportunidade que houve por uma mudança em sua agenda de visitas às paróquias da Região Episcopal Belém.

A visita desenvolveu-se de tal modo que se caracterizou como uma grande e agradável oportunidade para os padres Tarcisio Mesquita (pároco), Miguel Lisboa (vigário paroquial) e Atanásio, bem como paroquianos e paroquianas, confraternizarem-se e compartilhar suas experiências pastorais, descrevendo, junto ao Bispo, entre outros aspectos, os desafios e ações evangelizadoras de uma paróquia numa circunstância caracterizada pelo adensado populacional, isso em uma área em que predomina uma população formada majoritariamente por famílias de classes media/média e média/alta. Não se pode negar também a presença de moradores em situação de rua e a circulação de pessoas oriundas de áreas periféricas empobrecidas, que vêm ao Bairro em busca de auxilío para seu sustento material mensal.

No panorama arquitetônico, rodeiam a igreja matriz paroquial um denso bloco comercial formado por bares, restaurantes, grandes espaços para venda de veículos de valor elevado, artigos de mobília, objetos de decoração, além de um forte, próspero e bem estruturado conglomerado de edifícios direcionados ao comércio imobiliário, atendimento clínico e escritórios dos mais variados serviços. Numerosos edifícios, chamados de “alto padrão”, também circulam e sombreiam os cada vez mais reduzidos imóveis assobradados, pertencentes aos moradores mais antigos da paróquia e suas adjacências. Neste aspecto, em resumo, percebe-se que cada vez mais se erguem edifícios de apartamentos e de escritórios, enquanto, cada vez menos, subsistem as casas mais antigas e confortáveis, próprias aos anos 70 e 80 do século 20.

Dentro desta realidade paroquial, a visita de Dom Cícero, propiciou proveitosos momentos em que houve seu encontro com o Conselho de Pastoral Paroquial (CPP), com quem atua e representa o Conselho de Assuntos Econômicos Paroquial (CAEP), além de poder reunir-se com lideranças leigas, que formam e dinamizam a catequese das crianças, jovens e adultos, visitam e confortam idosos e enfermos, atendem de forma pastoral estruturada à população em situação de rua, bem como jovens e crianças que, particularmente, participam do serviço do altar e outras equipes do serviço caritativo organizado.

Foram bons encontros com Dom Cícero, que propiciaram a ele conversar e conhecer de perto até mesmo, entre outros agentes de pastoral, ministros e ministras da Sagrada Comunhão Eucarística, membros do Apostolado da Oração e participantes da equipe de apoio aos pais das crianças da catequese em vista da 1ª Eucaristia e jovens que se preparam para a Crisma.

A visita, em suma, começou com a Celebração da Eucaristia e finalizou, dias depois, com outra Celebração da Eucaristia. Tudo se deu enchendo os corações dos membros da Bom Parto de uma força animadora e fraterna, deixando nas pessoas uma vontade imensa que haja oportunidade para outros momentos e visitas, como os aqui descritos.