CARIDADE SOCIAL PAROQUIAL

ATIVIDADE VOLUNTÁRIA DE AMPARO ÀS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA E EM ESTADO DE VULNERABILIDADE SOCIAL

Um grupo de 15 (quinze) voluntários realizam as atividade de amparo às pessoas em situação de rua e de vulnerabilidade social, de modo permanente, atendendo o Tatuapé e regiões adjacentes, desde o período da pandemia da COVID-19. E para tal empenho esse grupo conta com a generosidade de toda a comunidade paroquial que realiza diversas doações ao longo de todo o ano.

Na segunda-feira são atendidos os homens em situação de rua que necessitam de banho e de alimentação. Eles são acolhidos as 13h30min com uma oração e uma mesa com símbolos da devoção e da piedade tais como uma imagem, vela acesa e Bíblia. Além disso, em outra mesa fica à disposição água, café, bolo e bolachas.

Na sessão de cadastros são anotamos os nomes de cada um e realiza-se um sorteio para a ordem de atendimento. Cada um é atendido individualmente e recebe um amparo conforme suas necessidades, através de camisetas, calças ou bermudas, cuecas, meias, roupas de frio, chinelos ou tênis, cobertores e lençóis. É encaminhado para o banho com toalha, sabonete e shampoo. Após o banho eles recebem produtos de higiene pessoal, para uso local. Em seguida recebe uma marmita, salada, suco e a sobremesa, destacando a alta qualidade e o carinho com que tudo é preparado.

Na quarta feira são atendidos os núcleos familiares, ou seja, casais com ou sem filhos, mulheres com filhos e mulheres sozinhas. Essa alternância ajuda na organização e na privacidade de ambos os grupos, sobretudo, no que diz respeito ao uso dos vestiários disponibilizados, gratuitamente, pela Paróquia. O procedimento de atendimento é o mesmo que daquele de segunda-feira.

Ressalta-se, ainda, a distribuição das cestas básicas. Atualmente, próximo de 90 famílias estão cadastradas e recebem 01 (uma) cesta por mês. Diversas pessoas e comerciantes ajudam com doações pontuais de cestas prontas ou alimentos em geral.

Informe-se na Secretaria Paroquial e veja como ajudar.