SINODALIDADE: A IGREJA REUNIDA EM ROMA PARA DISCERNIR SOBRE COMUNHÃO, PARTICIPAÇÃO E MISSÃO

“O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio” (Papa Francisco)

O Sínodo dos Bispos

A segunda e última sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a sinodalidade começou na última quarta-feira, 2 de outubro, em Roma. Um retiro espiritual de dois dias, guiado pelas meditações do Pe. Dominicano Timothy Radcliffe e pela Ir. Ignazia Angelini, precedeu os trabalhos que seguirão até o dia 27 de outubro. A grande novidade foi a celebração penitencial na Basílica de São Pedro presidida pelo Papa Francisco na terça-feira, 1º de outubro, com o testemunho de três vítimas que sofreram com abusos, guerra e com a indiferença da sociedade em migrante. Já na noite de 11 de outubro, também no Vaticano, na Praça dos Protomártires, onde, segundo a tradição, ocorreu o martírio de Pedro, será realizada uma oração ecumênica com a presença do Pontífice. A data pretende recordar a abertura, no mesmo dia de 62 anos atrás, do Concílio Vaticano II. Em 21 de outubro haverá mais um dia de retiro espiritual em vista do discernimento sobre a redação do esboço do documento final.

Os trabalhos da assembleia serão orientados pelo texto-base do Instrumentum Laboris (IL) publicado no início de julho, inclusive em português. O documento – estruturado em cinco partes – está em continuidade com todo o processo sinodal iniciado em 2021 e apresenta propostas para uma Igreja cada vez mais “sinodal em missão”, mais próxima do povo, menos burocrática e na qual todos os batizados participem de sua vida. Entre os pontos de reflexão estão a valorização da mulher e a necessidade de transparência e prestação de contas.

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2024-10/papa-francisco-tuite-sinodo-dos-bispos-rezar-juntos-clicktopray.html

Outras informações nas páginas a seguir:

https://www.cnbb.org.br/sinodo2024/

https://www.synod.va/en.html

Sem comentários

Deixe uma mensagem