Voluntários se doam como gesto de amor em prol da Caridade Social na Paróquia

Um grupo de 15 (quinze) voluntários realizam essa atividade de amparo às pessoas em situação de rua e de vulnerabilidade social, de modo permanente, atendendo o Tatuapé e regiões adjacentes, desde o período da pandemia da COVID-19. E para tal empenho esse grupo conta com a generosidade de toda a comunidade paroquial que realiza diversas doações ao longo de todo o ano.

Na segunda-feira são atendidos os homens em situação de rua que necessitam de banho e de alimentação. Eles são acolhidos as 13h30min com uma oração e uma mesa com símbolos da devoção e da piedade tais como uma imagem, vela acesa e Bíblia. Além disso, em outra mesa fica à disposição água, café, bolo e bolachas.

Na sessão de cadastros são anotamos os nomes de cada um e realiza-se um sorteio para a ordem de atendimento. Cada um é atendido individualmente e recebe um amparo conforme suas necessidades, através de camisetas, calças ou bermudas, cuecas, meias, roupas de frio, chinelos ou tênis, cobertores e lençóis. É encaminhado para o banho com toalha, sabonete e shampoo. Após o banho eles recebem produtos de higiene pessoal, para uso local. Em seguida recebe uma marmita, salada, suco e a sobremesa, destacando a alta qualidade e o carinho com que tudo é preparado.

Na quarta feira são atendidos os núcleos familiares, ou seja, casais com ou sem filhos, mulheres com filhos e mulheres sozinhas. Essa alternância ajuda na organização e na privacidade de ambos os grupos, sobretudo, no que diz respeito ao uso dos vestiários disponibilizados, gratuitamente, pela Paróquia. O procedimento de atendimento é o mesmo que daquele de segunda-feira.

Ressalta-se, ainda, a distribuição das cestas básicas. Atualmente, próximo de 90 famílias estão cadastradas e recebem 01 (uma) cesta por mês. Diversas pessoas e comerciantes ajudam com doações pontuais de cestas prontas ou alimentos em geral.